SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUAS PARA REFRIGERAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS


O sistema de tratamento AQUAFILTER foi concebido para eliminar os problemas que ocorrem em águas de refrigeração e aplicação industrial .

Aplicando princípios físico-químicos de maneira eficaz ele torna a água limpa, sem algas, lodo ou incrustações seja nas torres como no restante do sistema, trocadores de calor, moldes, cilindros, etc. . Fazendo com que haja trocas térmicas mais eficientes, economizando tempo e energia, prolongando a vida útil dos equipamentos.

 


À seguir demonstramos as cinco principais funções do nosso tratamento:
a - Através de um sistema de Filtragem são eliminados todos os sólidos em suspensão na água, retirando o lodo e evitando a formação de depósitos nos trocadores de calor e torres do sistema de refrigeração.
b - Através de uma câmara de ionização são gerados íons de cobre que eliminam algas, fungos e bactérias que se desenvolvem, obstruem e corroem torres e trocadores.
c - Torres, trocadores de calor e tubulação ficam livres das incrustações por meio dos ions de cobre que ajem como abrandador, eliminando os carbonatos e os sais dissolvidos que promovem a dureza da água.
d - O sistema evita a corrosão dos equipamentos através do autocontrole do pH da água que permanece constante com valores de neutro à básico e da manutenção dos índices de Langelier e Rhisnar fora dos parâmetros de corrosão.
e - Através dos íons de Cobre é eliminado também o Oxigênio livre, responsável pela oxidação das tubulações e pela manutenção da massa biológica.

Os eletrodos removem os
carbonatos

Assim eliminamos os principais problemas existentes nas águas dos circuitos
de refrigeração e água gelada.



O Sistema AQUAFILTER de Tratamento é de fácil instalação, junto às torres ou ao reservatório de água gelada e opera totalmente Automático, com um consumo muito baixo de energia elétrica, também admitindo a utilização de água de poços artesianos, dada a sua função abrandadora. Os equipamentos que integram este sistema são de fácil manutenção e grande durabilidade, havendo peças de reposição em todo o território nacional. A sua operação é extremamente simples não requerendo funcionários especializados.

O Sistema AQUAFILTER elimina totalmente a utilização de produtos químicos e os inconvenientes de sua manutenção. Seu custo operacional é na ordem de 10 à 15 vezes mais barato que o processo químico completo.

Através de experimentos realizados no LACOR (Laboratório de Corrosão e Proteção de Metais) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul se observou que o Sistema AQUAFILTER mantém o pH na faixa alcalina, minimizando problemas de corrosão com o aço carbono, e que também elimina os carbonatos outros sais dissolvidos sob a forma de precipitado não aderente que será colhido pelo filtro do sistema além de ser constatado uma série de reações químicas que comprovam os resultados satisfatórios obtidos pelo Sistema AQUAFILTER.

Além de todas as vantagens e a praticidade do Sistema AQUAFILTER ainda foi observado que a água tratada pelo sistema não apresenta aspectos danosos ao ser humano e que o produto da limpeza dos filtros do sistema apresenta índices abaixo dos exigidos pela FEPAN para efluentes.


Água de circulação da torre.


Retrolavagem do filtro